Andre Daiki

TCC PARA QUEM PENSA DIFERENTE!

Andre Daiki

Hei!

Eu sou Andre Daiki, e desde 2001 trabalho com acompanhamento, orientação e formatação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e outros trabalhos acadêmicos. Sou graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas no decorrer da minha vida profissional pude ter a experiência de trabalhar em diferentes atividades, e isto foi crucial para chegar ao ponto de me envolver com tamanha intensidade e particularidade com o universo acadêmico e poder oferecer o conteúdo que, hoje, trago até você.

Segue lendo que você vai perceber porque o Projeto Seu TCC é tão diferente e pode te ajudar tanto!

 

Vou contar um pouco dessa história

Nasci em São Paulo, mas, a partir dos 10 anos de idade, cresci em uma cidade interiorana de Minas Gerais, de características ruralistas, onde não existia uma instituição que oferecesse formação de Nível Superior. Meus pais foram absolutos e brilhantes ao buscar todos os recursos que eram necessários para minha boa criação e educação diante das dificuldades financeiras, que eram enormes, mas, ainda assim, precisei buscar uma formação, enquanto no Ensino Médio, que me permitisse trabalhar para custear meu próprio futuro acadêmico. Escolhi cursar o Ensino Médio em uma escola local de reconhecimento relevante que o oferecia em regime concomitante ao Curso Profissionalizante Técnico em Agropecuária. Ficava o dia inteiro na escola e, dentro da grade curricular desse curso, tive contato com a Topografia, que foi a primeira área que adotei como parte da minha carreira profissional.

Logo depois da conclusão do Ensino Médio, fui trabalhar em Belo Horizonte, me utilizando da capacitação e habilitação em Topografia para assumir minha própria subsistência e me preparar financeiramente para cursar o Ensino Superior.

Três anos depois, após visitar a trabalho oito estados do Brasil, voltava à minha cidade na intenção de levar para lá o conhecimento e a tecnologia que havia aprendido, e iniciou-se um processo de desbravamento. Aprendi sobre as imensas diferenças entre as possibilidades e as energias que permeiam o ser humano a partir de onde ele vive e com quem vive. Alguns lugares que visitei estavam décadas à frente de outros em termos tecnológicos. Às vezes a passagem de um lugar para outro chegava a parecer uma viagem no tempo, tão gritantes as diferenças, que se estendiam à forma de viver, agir, pensar e ser dos indivíduos de cada lugar.

A partir daí, no propósito de não desistir de mudar a forma de trabalhar da minha cidade, participei de atividades profissionais intensas e enriquecedoras nas áreas de Topografia, Engenharia Civil, Arquitetura, Jornalismo e Webdesign. Descobri o poder que existe em estudar o que gosta, e posso dizer que quem afirma que não gosta de estudar está enganado. Todos gostam de estudar, mas de estudar aquilo de que gostam. Aprendi que nossa sociedade leva as pessoas a estudarem o que não gostam para, no fim, se tornarem em pessoas que não querem ser, e ainda a trabalhar em algo que não gostam de fazer. Por isso a sexta-feira é tão amada e a segunda-feira tão odiada. Não seria assim se as pessoas trabalhassem com o que realmente gostam em suas vidas.

 

Do primeiro contato com o TCC até o meu próprio

Em dado momento, conheci uma pessoa que trabalhava com formatação de trabalhos acadêmicos como forma de complementar a renda que obtinha com sua atividade jornalística, no que, sobrecarregado, começou a terceirizar a mim a atividade de formatação. Passamos a ser conhecidos por trabalhar em parceria, até que ele veio, infelizmente, a falecer. Todas as referências ligadas à atividade na cidade e região passaram a me apontar, e acabei me apaixonando pelo conhecimento que adquiria no processo de lidar com trabalhos acadêmicos de tantas áreas diferentes. Era extasiante estudar e aprender tanta coisa de forma autodidata, sem precisar seguir os roteiros engessados do modelo educacional oficial.

Neste ponto, eu já desejava muito poder fazer outras pessoas conseguirem enxergar o real motivo para não sentirem prazer em estudar, conseguirem entender que estudar é bom, e que o sistema de estudo da instituição chamada escola é que é falido. Decidi ultrapassar o limite da atividade de formatação e passei a atuar como co-orientador dos trabalhos acadêmicos. Enquanto um professor orientava o aluno da forma convencional, eu poderia mostrar, nos bastidores, como esse aluno poderia fazer da confecção do seu TCC um processo mais rápido, feliz, sem stress, eficiente e prazeroso.

Fui desenvolvendo meu próprio método, que foi, inclusive, adotado por alguns orientados que vieram a se tornar professores, quando era a vez deles de orientar também. Cada TCC orientado se mostrava uma prova de que era desnecessária a fama de terrível vilão que carregava o Trabalho de Conclusão de Curso. Cada TCC era aprovado, um depois do outro!

Quando eu finalmente pude cursar minha graduação, meu próprio TCC, que tinha 86 páginas e envolvia o desenvolvimento de um software online para Agricultura de Precisão, ficou pronto em 18 dias, e para você ter uma ideia de como foi difícil fazer algo inovador em um sistema de ensino tão estagnado, tive que apresentar parte do software já pronto ao meu orientador para que ele pudesse perceber que aquele projeto poderia ser realmente desenvolvido a partir das tecnologias que eu estava propondo, mesmo ele não as conhecendo tão bem e tentando me convencer a mudar de rumo por causa disso.

 

Possibilidades x Inconformismo

Já orientei TCCs que ficaram prontos em uma semana, e até uma Dissertação de Mestrado na área de Economia que ficou pronta em três dias, com todas as suas mais de 120 páginas. São mais de 1.200 alunos que foram ajudados por este método em meus acompanhamentos presenciais, com absolutamente 100% de aprovação, nas mais diversas áreas do conhecimento e distribuídos por todo o Brasil.

Então, meu inconformismo se formou a partir de três etapas, assim como o método que desenvolvi e o propósito de mudar a forma de aprender:

  • Primeiro, a possibilidade de atuar em diferentes áreas adquirindo conhecimento sobre cada uma delas de maneira fora dos padrões acadêmicos.
  • Segundo, atuando na orientação de trabalhos acadêmicos para confrontar os arcaicos métodos educacionais com os meus próprios.
  • Terceiro, vivenciando minha própria graduação depois disso tudo, o que me permitiu perceber como as coisas funcionam dentro desta instituição chamada escola, já carregando comigo a experiência de fazer melhor de maneira diferente da própria escola.

A escola é mecanizada. Os alunos não são informados sobre como cada conhecimento será útil em sua vida, e muitos desses conhecimentos não serão realmente úteis. A escola prega a repetição, que era como funcionava o trabalho na era industrial. Cobra datas e fórmulas decoradas desde os primeiros anos escolares e, enquanto isso, os alunos não aprendem a ler, escrever e fazer contas básicas. A escola estimula a estudar o que não se gosta e depois tenta ensinar, por passo a passo, de forma mecanizada, o que seria naturalmente entendido, às vezes até sem precisar de um professor, por um aluno que faz o que gosta. Trata pessoas como máquinas. Preza mais pela quantidade de artigos publicados do que por grandes criações.

A escola prega o sacrifício, as noites não dormidas, o terrorismo sobre o TCC, como se para ser merecedor fosse necessário abrir mão da própria saúde mental.

A escola cobra que o aluno faça seu TCC aplicando conceitos e normas que a própria escola não ensinou, ou ensinou mal. Assim, se repete tanto e tanto a situação de o aluno chegar ao momento de começar o TCC e simplesmente não ter a menor ideia do que precisa fazer, nem mesmo para dar o primeiro passo.

Vendo aquelas centenas de alunos orientados por mim passando pela fase dos seus TCCs sem todo o stress, podendo dormir e se divertir nos fins de semana, sendo aprovados vez após vez, desejei com todas as minhas forças alcançar o máximo de pessoas pelo Brasil com meu método. Assim nasceu o projeto Seu TCC.

Realmente acredito que qualquer pessoa possa desenvolver Seu TCC com prazer, sem sofrimento, sem medo e com eficiência. Para tanto, somente é preciso sua intenção e um método que faça com que ela saiba exatamente o que precisa fazer, sem ficar perdida, de forma prática. E é este método que apresento a você!

 

O método

O método que defendo em todo o projeto Seu TCC não segue os padrões convencionais das orientações das escolas. A intenção, aqui, é justamente fazer diferente para que seja mais rápido, mais fácil, mais eficiente, melhor e com menos stress.

O grande diferencial deste método está na distribuição igualitária entre as partes do TCC.

Na forma convencional, sugerida pelos orientadores e pelas escolas, a maior parte do tempo, na verdade quase todo ele, é usado para a pesquisa do conteúdo, e todas as outras partes são relegadas a complementos desta pesquisa. Ou seja, escolha do tema, formatação e defesa são tratados como elementos complementares. Busca de material, forma da escrita e técnicas de composição de texto são vistos superficialmente. Preparação psicológica e planejamento nem são mencionados.

Toda a energia é focada em pesquisar mais e mais e mais, sem um método de pesquisa e sem planejamento, e o tempo que sobrar é usado para fazer todas as outras partes. Por isso é tão comum ver alunos formatando às pressas, corrigindo português de última hora, montando apresentação de slides de madrugada, tudo nos últimos dias do prazo.

O método que você vai conhecer acompanhando o projeto Seu TCC é baseado na divisão igualitária dos elementos do TCC. Ou seja, a pesquisa deixa de ter tanta energia direcionada a ela, e esta energia é colocada nas outras partes, e, destas partes, a mais importante de todas é o início do processo.

Dedicaremos um tempo muito maior do que o usual ao início do TCC, que envolve a preparação pessoal e psicológica para desenvolvê-lo, a obtenção da clareza sobre o que tem que ser feito, o traçado do caminho, a escolha de um tema perfeito que proporcione as melhores condições de desenvolvimento, o planejamento da estrutura do trabalho e a retirada do seu medo, que nem deveria existir!

Você vai ficar muito mais tempo cuidando destas partes, e é justamente esta dedicação, este cuidado, que vai permitir que a parte da pesquisa seja feita muito mais facilmente e rapidamente. Por ter dado a devida atenção à etapa inicial, sem pressa para começar a escrever, sua pesquisa e escrita tenderão a demorar menos da metade do tempo para ficarem prontas, às vezes podendo ser concluídas em poucos dias! E, além de tudo isso, ainda vou ensinar a você como fazer a pesquisa de forma muito mais lógica, organizada e eficiente.

 

Seja feliz no Seu TCC!

Não faz o menor sentido tanto desespero e tantas questões de stress que chegam a levar uma série de alunos a desenvolverem doenças mentais. Não faz sentido que o TCC seja tão temido, já que é nada mais do que um trabalho que você tem um semestre inteiro pra desenvolver (no mínimo), com orientação individual e, ainda, em que você mesmo escolhe o tema, podendo optar por aquilo que mais gosta no curso e de que melhor tem conhecimento!

 

Meu objetivo é levar  você a uma realidade na qual você seja feliz com Seu TCC, e o desenvolva de forma diferente e brilhante!

 

#O TCC revoluciona a educação
#A educação muda o mundo