10 maneiras para você se preparar para o TCC

Tempo de leitura: 17 minutos

No último artigo do blog, fiz a seguinte pergunta: quão preparado você está para desenvolver seu TCC? Fiz 10 perguntas, e cada resposta SIM valeria 1 ponto, para você somar e verificar se consegue fazer pelo menos um 7. Agora, vou mostrar como transformar cada NÃO do teste em um SIM. Ou seja, vou te apresentar 10 maneiras detalhadas e práticas para você se preparar para o TCC.

Vou apresentar cada uma das 10 perguntas e explicar, de forma prática e direta, como transformar sua resposta em um definitivo SIM!

1. Você tem certeza absoluta de que vai dar tudo certo?

A questão aterrorizante é: se você não tem certeza de que vai dar certo, possivelmente tem algo que falta na sua preparação para o TCC. Simples assim. E vou explicar.

Existem dois tipos de alunos nesta situação: os que realmente não estão preparados, e os que estão mas não confiam em si mesmos.

Isso mesmo! É muito comum, nas orientações que faço, observar alunos que sabem o que têm que fazer, que sabem como fazer, que até estão no caminho certo, mas que acabam se boicotando por uma razão: insegurança.

Eles simplesmente têm medo de NÃO estar fazendo certo, mesmo quando estão.

Sabe por que isso acontece? Por causa de uma espécie de terrorismo que é feito em cima do TCC nas faculdades, como se fosse um monstro que não é.

E sabe como você desfaz essa imagem? Derrubando, uma a uma, suas dúvidas sobre o processo e suas incertezas. É por essa razão que esta pergunta é a primeira das 10. Porque, quando você responder SIM às outras nove, vai automaticamente responder SIM a esta. E se responder SIM a esta, possivelmente nem precisa ler as outras.

Então, para ajudar você a transformar a resposta a esta pergunta em um grande SIM, além de acompanhar as próximas, me diga nos comentários, na área de contato ou em qualquer canal de comunicação: qual é sua maior dúvida ou medo relacionado ao TCC?

Se precisar, faça várias perguntas.

Conforme cada uma é esclarecida, você vai se sentir chegando um pouco mais perto da certeza absoluta de que vai dar tudo certo! 👊🏻

2. Sente que vai conseguir sem se estressar ou sentir medo?

Você sabe cozinhar?

Já sentiu aquela sensação de insegurança quando vai fazer uma receita diferente e não tem aquela certeza toda de que vai ficar bom no final?

É bem normal, até.

Da mesma forma, quem cozinha sabe como a mesma receita tende a ficar boa todas as vezes quando você a repete e passa a saber exatamente como fazer.

Você aprende a quantidade ideal dos ingredientes, a forma de juntá-los, a ordem do processo, os macetes, o tempo, tudo. Quando você já sabe BEM como fazer, é natural que saia bem feito, e é natural que não tenha medo de que fique ruim.

O mesmo vale para o TCC.

Por que você se sente inseguro?

Simples, simples: porque você não conhece o caminho, a forma de fazer. Quando conhecer, e quando eliminar o temor que vem do terrorismo que mencionei na pergunta 1, o stress e o medo vão desaparecer como mágica.

E como posso ajudar você a conhecer o caminho, a saber como fazer?

📖 Dando uma receita.

Além de encontrar conteúdos importantes, que vão te ajudar de verdade, aqui neste blog e nos meus canais das redes sociais, sugiro que você comece a ler meu livro gratuito ainda hoje.

Nele, ensino o passo-a-passo, de forma prática e direta, sem enrolação ou complicação, de como você inicia seu TCC e chega de forma plena na escrita.

É só seguir o que tem lá, na ordem em que está lá, passo por passo, que os caminhos vão se desvendar.

👉🏻 www.andredaiki.com/livro

3. Você sabe como seu TCC vai te ajudar depois da formatura?

Aqui reside o erro de grande parte dos professores e alunos, e vou explicar.

Qual é a intenção de você estudar cada uma das disciplinas na sua faculdade?

É para usá-las na sua vida, certo? Sobretudo profissional.

Então, por que o TCC de tanta gente é simplesmente engavetado e esquecido depois da formatura?

Afinal, você gasta um semestre inteiro (ou mais!) desenvolvendo, pra depois simplesmente não usar pra nada?

Percebe que tem alguma coisa errada?

O problema é que quase todo mundo (inclusive seu orientador) considera o TCC como uma obrigação e pronto, quando, na verdade, ele é uma oportunidade!

Além de escolher um tema de que você goste muito, preferencialmente o assunto de que mais gostou no curso inteiro, responda a mais uma pergunta:

O que você pretende fazer depois que se formar?

🔵 Vai fazer uma Pós-Graduação?

🔵 Vai tentar uma vaga de emprego?

🔵 Vai seguir carreira acadêmica? Ser professor?

🔵 Vai abrir seu próprio negócio?

Depois de responder, então me diz:

Como seu TCC pode te preparar para o que você vai fazer depois que se formar?

Quer exemplos?

1. Se vai fazer uma Pós-Graduação, que tal escolher um assunto que você possa continuar no seu TCC da Pós, na sua dissertação, na sua tese?

2. Se vai tentar uma vaga de emprego, pode escolher um tema que envolva ações práticas que enriqueçam seu currículo, como apresentar uma solução importante para uma empresa ou instituição do seu ramo. Você pode até se oferecer para implantar sua solução na empresa em que quer trabalhar.

3. Se vai ser professor, pode escolher um tema que envolva aulas para ganhar experiência, tanto para sala de aula como para sua avaliação prática quando for tentar uma vaga.

4. Se vai abrir seu próprio negócio, pode desenvolver um TCC que já implique nos primeiros passos desse negócio, pra ganhar tempo depois da formatura.

Percebe?

Se você sabe o que vai fazer depois de se formar, pode desenvolver um TCC que vá de encontro.

Quer conversar sobre o assunto?

Então vem. Fala comigo! 😉

4. Já tem um tema totalmente definido?

O tema! O primeiro grande obstáculo de todo aluno no TCC!
Pera… Só que não! 😲

O erro já começa aí.

Quase todo aluno (e professor também) comete o equívoco de começar o TCC direto na escolha do tema.

O problema é que, antes de pensar no tema, tem algumas etapas que precisam ser seguidas.

Só o fato de esta ser a quarta, e não a primeira pergunta desta série, já diz alguma coisa, certo?

Na pergunta 2, sugeri a leitura do meu livro gratuito. Nele, é explicado de forma bem simples o processo de início do TCC, incluindo o que vem antes da escolha do tema.

Sugiro novamente que leia.

E agora, considerando que está na hora, de verdade, de você escolher o assunto que vai estudar por um semestre inteiro (ou mais), tenho uma forma muito eficaz para ajudar você.

Uma série de lições gratuitas te ensinando o passo-a-passo da escolha do seu tema perfeito!!!

Me diz a verdade. Você sabia que um tema de TCC não tem que ser somente um tema? Sabia que ele pode ser um super tema e carregar características que o tornem PERFEITO?

Por que escolher um tema qualquer se você pode escolher um tema que te dê prazer em desenvolver?

Por que escolher um tema qualquer se você pode escolher um tema que te auxilie na sua vida profissional?

Por que escolher um tema qualquer se você pode escolher um tema que te facilite muito o processo de desenvolvimento do TCC?

Por que escolher um tema qualquer se você pode escolher um tema que te dê melhores chances de ser bem avaliado?

São estas características que tornam um tema PERFEITO. E é este tema que vou ajudar você a definir.

E já te adianto: é só seguir o que oriento nas quatro lições que, no final da quarta, seu tema vai estar 100% definido, e vai ser, sim, PERFEITO!

E um bônus bem legal:

Se você chegar até o final das lições e ainda tiver dúvidas, vou te ajudar pessoalmente a definir seu tema.

Percebe como não tem erro?

Então termina de ler este artigo, que o link está bem no final dele!

5. Você sabe que tipos de material são bem aceitos na pesquisa do TCC?

É bem comum, quando o aluno está começando a desenvolver seu TCC e não tem, ainda, conhecimento sobre como desenvolvê-lo, acabar utilizando fontes de pesquisa que não são adequadas.

Já recebi muitos TCCs para conferir com pesquisas feitas em blogs, fóruns e até na Wikipedia. Acontece que estas fontes não são aceitas em trabalhos acadêmicos, porque nelas as pessoas podem escrever o que quiserem, mesmo que não tenham comprovação científica. Então, não são consideradas fontes confiáveis.

Para um trabalho acadêmico, sua pesquisa precisa vir de material válido, como livros, de preferência de autores reconhecidos na área, revistas também reconhecidas, artigos científicos anteriores, outros TCCs e trabalhos acadêmicos já aprovados, legislação oficial, anais de congressos e sites oficiais de órgãos, entidades, governo, etc.

Enfim, precisa ser um material que, quando você apresentar como fonte de pesquisa do seu TCC, não haja dúvidas sobre se o conteúdo dele é verdadeiro e confiável.

Ficou claro? 👏🏻👏🏻👏🏻

Então, como pesquisar por estes assuntos?

6. Sabe onde e como encontrar materiais de pesquisa? (Além do Google)

E aqui entra algo que pouca gente sabe: o Google é só uma das fontes!

E olha só! Abordo isso e muito mais nas lições gratuitas que mencionei anteriormente ensinando a escolher o tema PERFEITO do seu TCC! Continue lendo que o link vai estar no final deste artigo!

Depois de fazer uma primeira busca padrão e verificar se já surgem resultados satisfatórios, principalmente nos formatos livro, trabalhos acadêmicos e sites de órgãos oficiais, uma sugestão é adicionar à sua busca o termo pdf. Isso fará com que o Google dê preferência a arquivos no formato PDF nos resultados, o que faz aumentarem as possibilidades de encontrar conteúdo válido.

E além da busca do Google, existem outros lugares que são excelentes para busca de material confiável:

1. Google Livros: é uma ferramenta do Google que retorna livros completos ou parciais escaneados. Aqui, uma grande vantagem é que você pode encontrar livros e mencioná-los como se estivesse de posse do livro físico. books.google.com

2. Google Acadêmico: outra ferramenta do Google, que retorna nos resultados trabalhos acadêmicos de todos os tipos, e ainda tem a opção de pesquisar somente conteúdos em Português. scholar.google.com

3. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: ferramenta oficial do portal do Governo Federal, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, permite a busca por teses e dissertações brasileiras dos mais diversos temas. bdtd.ibict.br

4. Portal de periódicos do CAPES: também do portal do Governo Federal, dá acesso a trabalhos acadêmicos, livros e periódicos válidos para pesquisa. www.periodicos.capes.gov.br

Com estas ferramentas, você consegue uma busca fantástica e completa sobre o assunto que escolheu. Será bem difícil não encontrar material suficiente com tantos recursos valiosos!

7. Você já sabe detalhadamente como seu orientador vai te ajudar?

Quando inicio uma nova orientação, a primeira coisa que faço é deixar claro para o aluno exatamente como vou ajudá-lo.

Explico o que ele vai fazer e o que eu vou, detalho o que ele precisa saber no primeiro momento e explico as partes que vou orientar depois, quando for a hora certa, converso bastante pra saber sobre a pessoa, do que ela gosta no curso, da personalidade para delinear a melhor maneira de orientar…

Se seu orientador não fez isso na primeira vez em que se reuniram, já está começando errado. 😒

O problema é que muitos orientadores não sabem, de fato, orientar. Afinal, são ex-alunos que possivelmente também passaram aperto com seus TCCs e nunca foram bem ensinados a fazer seu próprio trabalho e muito menos a orientar.

Então, se você mesmo souber como o orientador deve te ajudar e o que não é pra ele fazer, pode tomar a iniciativa e direcionar as reuniões.

COISAS QUE SEU ORIENTADOR DEVE FAZER:

🔵 Entender seu perfil de aluno, seus anseios futuros como profissional, conhecer sobre o que você gosta no curso e se inteirar dos seus potenciais pra te direcionar bem;

🔵 Explicar detalhadamente como vai te ajudar;

🔵 Ajudar você a definir um bom tema;

🔵 Indicar detalhadamente o processo para um bom desenvolvimento do seu TCC, na prática, etapa por etapa, sem atropelos;

🔵 Analisar o que você produzir e sugerir melhorias e modificações;

🔵 Tirar suas dúvidas. Todas elas;

🔵 Ajudar você a ter segurança no desenvolvimento, a eliminar o stress.

COISAS QUE SEU ORIENTADOR NÃO DEVE FAZER:

🔴 Escolher seu tema por você;

🔴 Indicar assuntos que ele goste, e não você;

🔴 Passar tarefas sem explicar detalhadamente a razão, o objetivo e as ligações daquilo com seu trabalho;

🔴 Criticar de forma rude, brigar, discutir, te diminuir.

É justamente porque quase todos os orientadores não fazem as coisas corretamente que as pessoas procuram, por exemplo, pela minha orientação.

8. Sabe o que precisa perguntar ao orientador para tudo dar certo?

Em primeiro lugar, a orientação não é um favor, mas uma obrigação do seu professor. Então, não é correto ele tentar fazer reuniões às pressas com você, nem dar aquela instrução rasa e superficial.

Aprofunde-se nas suas dúvidas. Ele está ali para te dar o suporte que você precisar. Obviamente, não para fazer nada por você, mas tudo que se encaixe no termo orientação, é encargo dele sim.

Explique caso você tenha dificuldade em algum aspecto, caso se sinta inseguro, se não sabe como pesquisar ou se tem medo da defesa por não lidar bem com apresentações em público.

E pode ser muito interessante perguntar ainda:

🔵 Você tem sugestões sobre quais tópicos seriam interessantes para meu TCC ter?

🔵 Quais vão ser os passos de desenvolvimento do trabalho?

🔵 Existe algum manual explicando detalhadamente as regras de desenvolvimento e de apresentação?

🔵 Qual deve ser o número mínimo e máximo de páginas?

🔵 Esse número deve ser da capa até o final ou só da introdução até a conclusão?

🔵 Qual é o prazo ideal para eu realizar minha entrega final?

🔵 De quanto em quanto tempo devo enviar uma prévia para você analisar?

Em cada situação em que ele te sugerir algo que você não concorde ou não saiba a razão para aquilo, pode (e deve) perguntar assim:

🔵 Para eu entender, como isso se liga com os objetivos do meu trabalho?

Tem ainda aquelas situações em que ele simplesmente diz: “isso aqui precisa melhorar”. Aí, é hora de você perguntar:

🔵 Como posso melhorar na prática? Me dá um exemplo?

Percebe? É vazio quando ele simplesmente te diz o que fazer. Ele precisa dizer o porquê!

Pergunte. Indague. Ele está ali pra isso.

9. Você já tem um plano de execução do TCC? (anotado)

Na verdade, vou ser muito sincero…

Não precisa necessariamente ser anotado.

Mas decidi incluir essa palavra porque na maioria dos casos, se a pessoa não anota, ela esquece… Ou pelo menos esquece de continuar refletindo sobre o assunto.

Se você anota e deixa em local visível, pode ajudar a si mesmo em algumas questões:

1. Como vai estar vendo recorrentemente, tende a procrastinar menos.

2. Como vai ler recorrentemente, pode ter novas boas ideias com maior facilidade.

3. Sua mente assume uma espécie de compromisso mais consolidado.

4. Fica mais fácil organizar os pensamentos.

Ok, Andre. Já entendi que é legal anotar… Mas o que precisa ter no meu plano de execução?

Vamos lá.

🔵 Pesquise outros trabalhos com temas parecidos com o seu, observe os tópicos (capítulos ou assuntos) que foram abordados nesses trabalhos, e faça uma lista dos tópicos (capítulos ou assuntos) que pretende adotar no seu TCC. Esteja consciente de que, naturalmente, esses tópicos podem mudar um pouco com o tempo, mas de que a base se manterá firme ali.

🔵 Para cada tópico, faça uma pequena lista de itens e ações, que podem ser sub-assuntos dentro daquele tópico ou observações sobre o que você vai fazer para concluir aquele item, como por exemplo coisas relacionadas à pesquisa de campo, caso vá ter. Essa lista também poderá mudar com o tempo, mas a base permanece.

🔵 Reorganize os tópicos, itens e ações pela ordem em que serão executados, e não pela ordem dos capítulos. Por exemplo, embora a introdução seja o primeiro capítulo, é o último a ser escrito, e certos pontos da metodologia precisam de ação prática para serem documentados.

🔵 Por fim, coloque datas para a finalização desses itens ou de grupos deles, mesmo que sejam datas aproximadas.

Agora é começar a agir.

E se quiser desenvolver seu plano e me mostrar, posso analisá-lo pra você!😉

10. Já desenvolveu alguma coisa do TCC?

Esta última das 10 perguntas que fiz não tem nenhum segredo, né… Mas é uma das mais recorrentes falhas de todas.

É tão, tão comum a pessoa ficar planejando, teorizando, imaginando, e nunca começar a agir…

É tão, tão normal a pessoa sentir medo de fazer errado e acabar passando dias, semanas, sem começar a fazer…

Aqui, a regra é clara: quanto mais rápido começar, mais rápido vai identificar seus erros, mais rápido vai consertá-los, mais rápido vai ter um retorno de quem está te orientando, mais rápido vai superar suas inseguranças, e mais rápido vai terminar.

O medo de errar faz cometer o maior dos erros: não tentar.

Depois de transformar o NÃO em SIM para cada uma das nove perguntas anteriores, simplesmente comece. Parta do primeiro capítulo do seu referencial teórico, se inspire nos materiais que encontrar sobre temas semelhantes ao seu, e inicie.

Neste mesmo artigo, apresentei meu livro gratuito, que explica detalhadamente esse processo:

👉🏻andredaiki.com/livro

E ainda mencionei as lições para escolher seu tema perfeito (link logo adiante, depois deste artigo).

Então, não tem motivo pra ficar parado.

Resolva as perguntas, uma por uma, e simplesmente…

COMECE!

E mais uma coisa!

Quando tiver dúvida, não souber como fazer, insegurança, me pergunte. Converse comigo pelos comentários, pelo Direct, pelo Messenger, por email, na área de contato deste blog, por onde preferir.

Vou me desdobrar para não deixar ninguém sem resposta!!!

E agora, a série de lições que mencionei:

Acesse e aproveite!

Participe da discussão!