TCC: como escolher o tema perfeito

Tempo de leitura: 11 minutos

O início do processo de confecção do TCC é um momento muito delicado para alunos de qualquer curso. O fato é que, infelizmente, grande parte deles chega a este momento sem sequer ter consciência do que é o TCC. E, quando encontra material, a linguagem segue aquele padrão burocrático que só faz aumentarem as dúvidas.

Respondendo a esta pergunta, publiquei este vídeo. Depois, prossiga com a leitura, que o conteúdo que preparei é bem completo pra você.

Quando focados os alunos que sabem o que é o TCC, nos deparamos com outra situação. O conhecimento que adquiriram sobre o assunto no decorrer dos períodos da graduação os levaram a pensar que o TCC é um monstro criado para devorar alunos no jantar, enquanto, na verdade, não passa de um trabalho. Sim, o mais importante trabalho do curso, mas, ainda assim, um trabalho.

Para essas pessoas, escrevi um artigo que ensina, de forma simples e objetiva, como você molda sua mente para um TCC de sucesso, já contendo pequenos “toques” no sentido de desmistificar essa crença de que o TCC é um ser malévolo que cospe fogo pela boca.

Molde sua mente para um TCC de sucesso

Seguindo nos problemas criados desnecessariamente por professores e alunos com traços de “terrorismo psicológico”, descobrimos que parte dos alunos sabe o que é o TCC, lida com o medo absurdo que foi neles colocado, e, depois de tudo, não sabe por onde começar a desenvolver.

Partindo da premissa de que a culpa por não saber o que fazer no início do TCC não é sua, e sim de um sistema educacional que não prepara, de fato, o aluno para aquilo pelo qual ele vai passar, montei um infográfico, mais uma vez em moldes simples e objetivos, dando o passo a passo para que você consiga iniciar Seu TCC.

[Infográfico] Como iniciar Seu TCC

No infográfico, ainda lembro que, antes de escolher seu tema, você precisa responder à importante pergunta: aonde você quer chegar? Tenho repetido esta pergunta em vários momentos, e faço isto porque ela é de extrema importância para todo o desenvolvimento do Seu TCC. Ela é abordada, também, no artigo que mencionei mais acima.

Por fim, mesmo que este infográfico aborde um pouco sobre a escolha do tema perfeito para o Seu TCC, ainda existe este vídeo aqui tratando de forma exclusiva o assunto:

Mas quero esclarecer ainda mais a questão. Por esta razão, estou deixando este artigo para você, com uma abordagem um pouco mais aprofundada a respeito da escolha do tema.

Pode parecer simples o que vou dizer, mas é assim que funciona com os melhores TCCs. Caminhos complexos só contribuem para um resultado também confuso. Você não precisa ter medo da sua escolha ou do TCC em si. Trata-se de um trabalho que você vai fazer sobre um tema que VOCÊ mesmo vai escolher. Se você vem curso adentro fazendo provas e mais provas, trabalhos e mais trabalhos, sobre temas impostos pelos professores, goste você ou não desses temas, estudar desta vez algo que você mesmo vai escolher não tem que ser algo tão difícil e amedrontador.

 

Vamos partir da forma como você vai compor seu tema.

 

Seu tema não pode se referir a um assunto generalizado. Ele precisa ser específico. Vou dar alguns exemplos:

Tema ruim: Crimes virtuais
Tema bom: As múltiplas faces dos crimes virtuais e a carência de legislação específica

Tema ruim: Sustentabilidade
Tema bom: Práticas sustentáveis no serviço de hotelaria

Tema ruim: Educação e meio ambiente
Tema bom: Viveiro de mudas como ferramenta para a educação ambiental em escolas rurais

Tema ruim: Qualidade no atendimento ao cliente
Tema bom: A importância do atendimento: o caso de uma empresa do setor de máquinas e implementos agrícolas no município de Formiga-MG

Tema ruim: Projeto Político Pedagógico
Tema bom: A função do supervisor educacional na implementação do Projeto Político Pedagógico

Percebe que todos os temas bons possuem um objeto? Não são assuntos amplos, genéricos. Abordam um caso, uma situação, um segmento específico.

Então, a criação do seu tema será a combinação de uma área que você goste dentro do seu curso com um objeto real e específico que possa ser tratado a partir dessa área.

Nos cinco exemplos logo acima, temos a área dentro do curso e o objeto real e específico:

Área: Crimes virtuais
Objeto: legislação específica para crimes virtuais

Área: Sustentabilidade
Objeto: serviço de hotelaria

Área: Educação e meio ambiente
Objeto: viveiro de mudas

Área: Qualidade no atendimento ao cliente
Objeto: uma empresa de máquinas e implementos agrícolas específica escolhida pelo autor

Área: Projeto Político Pedagógico
Objeto: o supervisor educacional

É comum se deparar com o erro de o aluno escolher a área do curso de que gosta e tomá-la já como seu tema. Mas não. Para a escolha do tema, você seleciona um assunto específico, um caso, uma situação, um objeto, que possa ser abordado dentro da área, e não a área como um todo.

É importante que o objeto também seja algo de que você gosta. Se for algo que você conheça bem, pela sua própria vivência, melhor ainda. Lembre-se que você vai passar, possivelmente, um semestre inteiro lidando com o assunto que escolher.

Uma vez que conseguir juntar estas duas coisas e chegar a um possível tema, você o submete a um teste, em que esse tema precisará responder SIM a três questões. Vou falar de cada uma delas a seguir.

 

1-ESCOLHA UM TEMA QUE VOCÊ GOSTE MUITO

Não tenha medo de irritar seu orientador com sua escolha. Muito menos acate uma sugestão dele que tenha a ver com assuntos que você não goste. Lembre-se: o TCC é seu, não do seu orientador. É você que vai precisar ficar por longas semanas ou meses lidando com seu trabalho, e não ele.

Lembre-se de todo seu percurso durante o curso, e escolha as disciplinas, ou a disciplina, que mais gosta. Escolha aquele assunto pelo qual é mais apaixonado. Escolha aquilo que fez e faz melhor no decorrer do seu curso. Aquilo que faria você passar a madrugada acordado sem lamentar.

As chances de você desenvolver algo fantástico caso parta de algo que goste são astronomicamente maiores!

É comum orientadores sugerirem que o aluno aprenda algo novo, que deixe de lado o que já sabe para se aperfeiçoar em algo diferente. Não caia nessa armadilha. Escolha algo que você já faça bem, e, então, desenvolva um trabalho fantástico utilizando isso. Foque a revolução no que você vai desenvolver, e não no que vai aprender. Você tem a vida inteira pra aprender mais, mas tem um tempo extremamente limitado para desenvolver Seu TCC.

Não é por acaso que menciono este passo sempre em primeiro lugar. É porque este é, definitivamente, o aspecto mais importante na escolha do seu tema perfeito, um dos momentos mais importantes de todo o processo de confecção do Seu TCC.

 

2-VERIFIQUE SE O TEMA QUE ESCOLHEU TEM MATERIAL EXISTENTE

Vai lá no Google e pesquise pelo seu tema. Se você não conseguir encontrar material em abundância sobre ele, é possível que esteja ganhando semanas, meses, de dor de cabeça. Isto acontece porque, no decorrer da confecção do TCC, você precisará escrever um capítulo denominado Referencial Teórico. Embora nomeado de formas diferentes por algumas instituições e em alguns modelos de TCC, esse capítulo sempre se concentra, de forma resumida, em reunir material já publicado sobre o assunto, trazer este material para seu próprio trabalho e discuti-lo. Então, se esse material não existir ou for escasso, você estará realmente encrencado, porque, uma vez definido o tema, vai precisar garimpar e buscar conteúdo, seja lá onde ele estiver, mesmo que seja em outros idiomas e mesmo que tenha que buscar livros do além e ainda pagar caro por eles.

Acho que está bem esclarecida a importância de existir material facilitado sobre o assunto, certo? Se tem material, você encontra fácil, e foca suas energias em desenvolver seu trabalho fantástico, e não em ficar semanas procurando material e se frustrando vez após vez.

Outro dia, perguntei a uma pessoa que me procurou para ajudá-la com certas dúvidas, se o tema que ela escolheu tinha material abundante para pesquisar, no que ela respondeu: muito material não tem não, mas vou fazer uma pesquisa de campo bem rica, porque vivo entre as pessoas que serão pesquisadas.

Anota isso aí: não importa quão rica e perfeita seja sua pesquisa de campo, o quanto você saiba do assunto, como você pode desenvolver um trabalho fabuloso… Você não vai escapar de escrever o capítulo teórico, e, para isso, vai ser literalmente obrigado a utilizar conteúdo já publicado anteriormente. Você não vai poder dizer nada, absolutamente nada, sem se embasar em algo que já foi dito por outro antes de você, seja em um livro, uma revista, um artigo, um trabalho acadêmico ou qualquer outra fonte considerada confiável. Tudo vai precisar vir de outros materiais, já existentes.

Então, pondere. Você está disposto a perder seu valioso tempo procurando material para um assunto que é escasso? Se está, tudo bem, a escolha é sua. Mas, se não está, volte atrás e opte por um tema que tenha material abundante, ok?

 

3-ANALISE SE O TEMA É RELEVANTE PARA SUA ÁREA DE CONHECIMENTO

Depois de tudo, é claro que o tema que você escolher precisa ser relevante para sua área de conhecimento. Responda a estas perguntas:

  • Você leria um livro que tratasse do tema que escolheu por gostar dele ou por achar interessante para seu enriquecimento como profissional na área em que está estudando?
  • Seus professores leriam um livro com seu tema por essas mesmas razões?
  • Seus colegas de turma leriam?
  • Seu trabalho vai acrescentar profissionalmente em alguma coisa às pessoas que o lerem?
  • Seu trabalho dará margem para que novos alunos se inspirem em temas similares para suas próprias pesquisas?

São perguntas assim que podem te dizer se o tema que está escolhendo é relevante ou não. Se não for, é possível que seja considerado somente como mais um em milhões de TCCs sem nenhum valor real.

 

Então, o caminho é este:

  1. Você gosta MUITO de estudar e executar no tema que está escolhendo?
  2. O tema que está escolhendo tem material teórico abundante para pesquisa?
  3. O tema que está escolhendo tem relevância em sua área de conhecimento?

Se seu tema responder SIM para estas três perguntas, você tem seu tema perfeito.

Caso responda não a qualquer uma delas, a menos que esteja disposto a passar pelas dificuldades que apresentei para o aspecto correspondente, tente rever seu tema, modificá-lo, escolher outro, até que responda SIM às três perguntas.

Feito isso, tente moldar este tema para que o assunto não seja muito amplo, para que seja específico, fechado em um assunto que não abra margem para uma infinidade de tópicos variados (lembra, lá no começo do artigo, dos exemplos de temas bons e ruin?), e verifique novamente se ele corresponde ao seu objetivo com o próprio TCC. Verifique se ele não é mais complexo nem mais simples do que o necessário para que você consiga o que pretende no final do curso, seja somente ter seu diploma, seja ser premiado internacionalmente.

Sobre isso, você ainda pode dar uma olhada nestes dois vídeos (que são duas partes da mesma gravação) e nesta postagem, em meu canal do Facebook:

Escolha um assunto específico – Parte 1

Escolha um assunto específico para o Seu TCC. Vídeo 1 de 2.Na hora de definir seu tema, o assunto com que vai trabalhar nos próximos meses, fuja de assuntos genéricos, amplos. Prefira abordar assuntos específicos, mais fechados. Isso vai facilitar, e muito, seu processo de pesquisa, e vai evitar que a banca, na hora da defesa, faça perguntas para as quais você não está preparado.O que acontece é que, quando você escolhe um assunto muito amplo, a margem de tópicos que pode ser abordada dentro dele é muito grande. Isso pode resultar em um TCC que nunca acaba, e, como são tantos tópicos, um professor da banca pode, despretensiosamente, perguntar algo que você não estava nem esperando.Então, fuja dos assuntos amplos. Foque nos assuntos específicos.Neste vídeo, dou alguns exemplos, incluindo o tema que escolhi quando fiz meu próprio TCC.E ele continua no próximo vídeo, que vai ao ar logo em seguida.–Acompanhe pelas redes sociais e participe desta revolução!http://www.instagram.com/andredaikioficialhttps://www.youtube.com/channel/UCb0AACfwxpFoCKJeSaiZ7Awhttp://www.andredaiki.com

Posted by Andre Daiki on Tuesday, August 1, 2017

Escolha um assunto específico – Vídeo 2 de 2

Escolha um assunto específico para o Seu TCC. Vídeo 2 de 2.Na hora de definir seu tema, o assunto com que vai trabalhar nos próximos meses, fuja de assuntos genéricos, amplos. Prefira abordar assuntos específicos, mais fechados. Isso vai facilitar, e muito, seu processo de pesquisa, e vai evitar que a banca, na hora da defesa, faça perguntas para as quais você não está preparado.O que acontece é que, quando você escolhe um assunto muito amplo, a margem de tópicos que pode ser abordada dentro dele é muito grande. Isso pode resultar em um TCC que nunca acaba, e, como são tantos tópicos, um professor da banca pode, despretensiosamente, perguntar algo que você não estava nem esperando.Então, fuja dos assuntos amplos. Foque nos assuntos específicos.Neste vídeo, dou alguns exemplos, incluindo o tema que escolhi quando fiz meu próprio TCC.Este vídeo é continuação do primeiro, que acabou de ser colocado no ar.–Acompanhe pelas redes sociais e participe desta revolução!http://www.instagram.com/andredaikioficialhttps://www.youtube.com/channel/UCb0AACfwxpFoCKJeSaiZ7Awhttp://www.andredaiki.com

Posted by Andre Daiki on Tuesday, August 1, 2017

O primeiro passo do TCC não é a escolha do tema.A escolha do tema vem depois da resposta a uma pergunta rápida, mas de…

Posted by Andre Daiki on Tuesday, August 1, 2017

 

Agora, me diz nos comentários sobre seu tema. Está em dúvida? Já escolheu e está respondendo às perguntas para testar se o tema é ideal?

Vou ler e responder um por um!

 

Gostou deste conteúdo?

Então, convido você a visitar minhas redes sociais. Em cada uma delas, uma experiência diferente. Os botões estão no rodapé desta página.

E se quer ficar ainda mais por dentro e revolucionar de vez Seu TCC, inscreve seu e-mail no campo logo abaixo deste artigo. Aí sim, vamos conversar de perto!

Participe da discussão!