Nasce o Projeto Seu TCC

Tempo de leitura: 2 minutos

O momento em que o aluno se envolve com seu Trabalho de Conclusão de Curso deveria ser glorioso. Ele apresentaria o que de melhor assimilou e aprendeu em seu curso e seria reconhecido por isto. No entanto, as sensações que traduzem este período são, em geral, a ansiedade e o medo, e o cotidiano desses alunos tende a ser carregado de noites sem dormir, chegando ao ponto de terem sua saúde mental comprometida.

Certa vez, uma jovem me procurou por auxílio com seu TCC, que já deveria estar em fase de finalização. Quando nos reunimos e ela começou a me explicar quais eram suas dúvidas, quase imediatamente caiu em prantos. Chorava copiosamente como quem já não soubesse mais o que poderia fazer. Estava nitidamente no limite de sua sanidade.

No fim, ajudei-a na produção de um pequeno trecho de conteúdo, de três páginas, ao mesmo tempo em que ensinava como proceder. Era possível sentir a leveza da garota quando nos despedimos. Bastaram três páginas, uma porcentagem pequena do todo que era aquele trabalho, para que ela se sentisse novamente no caminho certo. Uma rápida orientação (orientação de verdade) para que ela não mais se sentisse perdida. Às vezes é tão simples o caminho entre o problema e a solução…

Este é um caso entre muitos em que o aluno, totalmente desamparado pela instituição e por um orientador que só aponta sem  nunca ensinar, não sabe o que fazer. Isso somado a tantas outras causas de dificuldades desnecessárias representa a razão da existência do projeto que nasce agora.

Até hoje, são mais de 1.200 alunos que, como essa garota, foram ajudados por processos facilitados que deveriam estar em vigor em qualquer instituição de graduação e pós-graduação.

E surgiu uma intensa vontade de ajudar mais. De fazer essa paz chegar a alunos de todos os cantos do Brasil. Nasce o Projeto Seu TCC.

Este é o primeiro de quatro vídeos.

Os outros três estão reunidos bem aqui: http://www.andredaiki.com/seu-tcc-conheca

Se quiser receber os próximos vídeos diretamente no seu e-mail, assim como conteúdos de valor que te ajudarão com todos os seus problemas relacionados ao TCC, cadastre seu e-mail no pequeno formulário logo depois deste artigo ou na página do link logo acima.

Aguardo você nos próximos.

Um forte abraço!

 

Revolucionar a arte da educação e a forma como você encara Seu TCC. Esta é a minha missão

Participe da discussão!