A educação muda o mundo

Tempo de leitura: 2 minutos

O mundo evolui em todas as suas áreas, mas uma sala de aula, hoje, é igual a uma sala de aula de décadas atrás.

São cadeiras posicionadas em fila com um professor à frente, ensinando sua disciplina repetidamente, da mesma maneira que já faz há anos e, provavelmente, da mesma maneira que via os professores fazerem quando ainda era um aluno.

É um reflexo das intenções de outros tempos, em que o principal objetivo era ensinar a repetir e em que a escola tão unicamente preparava os alunos para trabalhar.

Mas os tempos são outros, e as pessoas, desde cedo, não se sentem confortáveis em ter que estudar algo que não gostam e nunca vão, de fato, utilizar, e que se vierem a precisar, podem aprender na hora.

O próprio ENEM contribui para este quadro. Se um aluno não conseguir vaga no curso que deseja fazer, não é bem visto caso espere o próprio semestre para tentar novamente. É exigido a escolher outro curso cuja nota de corte permita.

No fim de todo esse caminho torto, o indivíduo se torna um profissional que não queria ser, vive uma rotina de trabalho que carrega a mesma exigência de existir para o sistema e não para si mesmo, e o ciclo se perpetua.

A sociedade pressiona que as pessoas estudem o que elas não gostam para se tornarem em quem elas não querem, e esta situação se reflete em toda a vida acadêmica. Mudar esta realidade é a grande causa deste projeto.

No primeiro vídeo desta sequência, orientei que o primeiro passo do processo de confecção do TCC é resumido em responder a uma pergunta: aonde você quer chegar?

Depois de identificado o caminho, o tema, em si, vai ser definido. E, para que o processo não seja carregado de frustrações e dores de cabeça, a escolha do tema precisa seguir o sentido contrário ao que, conforme expliquei, a educação vem seguindo: desta vez, você precisa estudar o que você gosta!

Mas esta é só uma das três vertentes que definirão o tema ideal. Segue no vídeo que a gente desenvolve este assunto juntos.

Este é o segundo de quatro vídeos.

Os outros estão reunidos bem aqui: http://www.andredaiki.com/seu-tcc-conheca

Se quiser receber os próximos vídeos diretamente no seu e-mail, assim como conteúdos de valor que te ajudarão com todos os seus problemas relacionados ao TCC, cadastre seu e-mail no pequeno formulário logo depois deste artigo ou na página do link logo acima.

Aguardo você nos próximos.

Um forte abraço!

 

Revolucionar a arte da educação e a forma como você encara Seu TCC. Esta é a minha missão.

Participe da discussão!